
Quando as lambidelas são sinal de stress…
No último artigo apresentámos alguns sinais de quando as lambidelas do seu gato revelam amor e bem-estar (clique aqui para saber mais). No entanto, nem sempre as lambidelas do seu felino favorito podem ser indicativo de que está tudo bem.
Em casos extremos de ansiedade, os gatos lambem os seus donos para sentirem algum conforto perante o stress que sentem. Eles também podem lamber com frequência tecidos e plásticos. Nestes casos, eles lambem os donos não para demonstrar afeto, mas sim para se acalmarem. Alguns gatinhos que foram tirados muito cedo das suas mães, tendem a lamber e chupar os dedos dos seus donos para se acalmarem.
Como fazer o gato parar de lamber as pessoas?
Se as lambidas se tornarem muito intensas e compulsivas, talvez seja o momento de distrair o gato e ensiná-lo a não lamber. Tente redireccionar-lhe a atenção para alguns brinquedos quando ele o for lamber. Brinquedos com catnip (erva dos gatos) costumam ajudar.
Se ele aceitar a brincadeira dê-lhe carinho e atenção. Um petico de vez em quando também ajuda.
Quando ele for lambê-lo, simplesmente ignore-o. É provável que ele tente outras formas de ter a sua atenção. Treinar um gato que está acostumado a lamber a parar esse comportamento não é uma tarefa fácil, mas, com paciência, é possível. Nunca bata no animal ou o empurre quando ele o lamber, pois, além de não ajudar a parar as lambidelas, pode enervar ainda mais o seu animal.
Comments are closed.