Gatos: porque eles gostam tanto de afiar as garras?
Não é novidade que os gatos adoram afiar as suas preciosas garras! Na verdade é vital para eles. O problema é quando eles escolhem para a “manicure” o nosso sofá favorito, ou as cortinas acabadinhas de comprar.
Saiba que é possível chegar a um acordo satisfatório com o seu gato, sobre qual é o objecto destinado para ele afiar as garras, sem que nenhum dos dois se zangue.
Antes de partilharmos consigo alguns truques, saiba que o seu gato adora arranhar por vários motivos, entre eles:
Para afiar as unhas
Com umas boas arranhadelas ele consegue retirar das unhas pedaços velhos que vão ficando soltos e que o incomodam. Assim, mantém sempre exposta a camada mais nova e afiada das unhas, que crescem continuamente.
Para marcar objetos
Ao arranhar, ele deixa marcas visuais e, ao mesmo tempo, “imprime” o cheiro dele. Esses sinais servem para o fazer sentir-se num ambiente seguro ou para alertar outros gatos que aquele é território dele.
Para alongar-se e exercitar-se
Todos os gatos sentem prazer em esticar-se, sobretudo depois de uma boa soneca. Muitas vezes os arranhadores são o local ideal para o fazer, pois cravam as suas garras e usam essa tração para se esticarem ainda mais.
Se ele se habituou ao seu sofá, saiba o que fazer
Há comportamentos que o seu gato precisa para se sentir bem e arranhar é um deles. Então, em vez de ensiná-lo a não arranhar, o que comprometeria o bem-estar dele, devemos estimulá-lo a arranhar objetos permitidos ou arranhadores comprados para essa finalidade.
Se não gosta do objeto que o seu gato escolheu para afiar as garras, deve antes de mais procurar arranhadores em lojas especializadas. Há alternativas, como caixas de cartão ou placas de esferovite, mas estas tendem a desgastar-se mais depressa.
O mais importante é que o seu gato goste do objeto e do local onde ele se encontra.
Depois, sempre que detetar que o ele está a por as garras onde não deve, faça-lhe uma reprimenda que ele compreenda. Bata palmas ou faça um barulho que seja pouco habitual, como chocalhar um molho de chaves, ou então borrife-o com um pouco de água. Para os gatos mais “domesticados” um «Não» convincente também pode resultar. Assim, ele vai perceber que está a fazer algo que não deve.
Depois deve mostrar-lhe o arranhador e esperar que ele compreenda que aquele sim, é o objeto certo para ele.
Poderá demorar algum tempo até ele se habituar, mas com persistência consegue. Se está fora de casa durante o dia, será mais difícil controlar o seu comportamento, mas quando estiver em casa fique atento, pois se o ensinar corretamente, em poucos dias ele irá mudar.
Coloque vários arranhadores e vá trocando quando se gastarem
Se puder, coloque vários arranhadores em casa, especialmente se tiver mais do que um gato. Eles não se vão importar nada. E quando notar que um arranhador está a ser “esquecido” poderá estar na hora de o trocar.
Os arranhadores para gatos não duram para sempre, pelo simples motivo de que, com o passar do tempo e com os arranhões, eles desgastam-se, além de ganharem lixo e cheiros, o que faz com que que os felinos passem a rejeitá-los.
Ao trocar de arranhador, vai com certeza melhorar a felicidade e “saúde” de todos!
A do seu gato, a sua e a das suas mobílias, sofás, cortinas, carpetes…
Comments are closed.