Férias! Há lugar para mais um?

ferias_foto_1

Todos os verões que vivemos são acompanhados do mesmo sonho: a promessa de descanso, de tempo livre e diversão. Para que as férias corram o melhor possível é sempre necessário planeá-las com antecedência.
Quer opte por levar consigo os seus animais de companhia, quer decida deixá-los ao cuidado de alguém, confira em baixo alguns tópicos que não devem ser esquecidos, porque também os animais precisam de cuidados especiais nas férias.

Antes de partir
ferias_foto_6
• Na hora de viajar, a primeira decisão é sobre levar ou não o seu animal de companhia. Se ele não for consigo, deixe-o com alguém da sua confiança, que goste do seu bicho e cuja companhia seja também apreciada por ele.
• Outra opção é procurar um hotel para animais. Se possível, visite antes o lugar para se certificar de que seu animal será bem cuidado.
• Antes de deixar o animal no hotel é bom verificar as vacinas e aplicar um produto contra pulgas e carraças.
• Onde quer que o seu animal fique, é importante avisar a marca da ração que ele come, além de deixar outros cuidados por escrito.
• Animais que enjoam na viagem de carro devem embarcar de estômago mais vazio e tomar medicação específica para enjoos, prescrita pelo veterinário.
• No verão, quando há muito calor, é conveniente tosquiar o pêlo do seu animal, em especial se tem o pêlo muito comprido.

Destino e clima

ferias-foto-9

São cada vez mais os hotéis, pousadas e casas que aceitam os animais de companhia. Consulte os links abaixo para conhecer algumas propostas. Alguns sites de reserva de hotéis e pousadas, permitem filtrar as pesquisas para que sejam incluídos os animais de companhia.
Veja a seguir algumas possibilidades de lugares que aceitam animais de estimação:
Casas de Férias em Portugal
Casas de Férias em Espanha
Casas de Férias no resto da Europa

 

Bagagem

ferias_foto_9

• O animal deve ter sua própria bagagem. É importante levar um kit de primeiros socorros com remédios usados frequentemente pelo seu bicho - principalmente se a viagem for para um local distante. Desparasitantes, medicação preventiva e tratamento para pulgas e carraças são alguns dos itens que devem fazer parte do kit.
• Para cães e gatos de pelagem clara, é preciso levar protector solar, é que a exposição ao sol pode ser muito prejudicial. Na mala entram ainda os objetos preferidos e que ajudem na adaptação do animal ao novo local, como cama, comedouros, bebedouros e brinquedos.

Documentação
• O passaporte para animais de companhia é obrigatório para qualquer animal doméstico que viaje na União europeia. O documento deve ser pedido ao seu médico veterinário.
• Os animais devem estar identificados através do sistema de identificação electrónica (microchip).

 

Em viagem

ferias foto 3

(de carro)
• Os cães não suam e podem morrer de hipertermia por causa do calor, tenha sempre isto em conta.
• É importante não deixar o animal trancado dentro do carro, fazer pausas na viagem para que todos possam descomprimir e apanhar ar.
(de avião)
• As viagens de avião podem ser motivo de grande preocupação. Cada companhia aérea tem as suas normas específicas, informe-se sobre elas atempadamente para minimizar a sua ansiedade e a do seu animal.
• Por norma requerem que o animal tenha 8 semanas de idade e esteja desmamado à pelo menos 5 dias, para que possa viajar de avião. São também exigidos os documentos e certificados de saúde.
• Em alguns casos, podem mesmo ser transportados ao colo, dependendo das normas e especificação do voo. Em voos de longo curso informe-se sobre as condições de transporte do animal. As normas das transportadoras onde o seu animal irá viajar variam de companhia para companhia.

 

Durante as férias

ferias_foto_7

• Proporcione um cantinho sossegado ao seu animal onde ele possa relaxar, longe da agitação familiar.
• Mesmo durante os dias de férias, é importante manter as rotinas de alimentação e necessidades do animal. Se ele estiver habituado a caixa areia, jornal ou outros, é indispensável que os mesmos sejam colocados à disposição logo à chegada. Se o animal tem o costume de fazer as necessidades na rua, mantenha o horário habitual para as idas à rua.
• Lembre-se que no verão os animais precisam de mais sombra e água fresca. Para os cães com muito pêlo estes cuidados devem ser ainda maiores.
• Piscinas com cloro também merecem uma atenção especial: é preciso um bom banho para tirar o cloro e secar bem o animal. Os secadores devem ser usados na temperatura mais fria.

ferias_foto_2
Para a maioria dos gatos, viajar é motivo de bastante stress.
ferias-foto-9
Tanto nas viagens como nos locais de férias, precisam de cuidados especiais:
• Nas viagens de carro, é normal que o animal tenha medo e se assuste em situações completamente inesperadas, por isso terá sempre que transportar o seu gato numa transportadora própria. Mesmo se o animal não parar de miar por estar na transportadora, não deve ceder e deixá-lo sair.
• Nas paragens para descanso, nunca deixe o gato sozinho no carro, porque pode estar muito calor ou existir falta de ar.
• No local das suas férias é natural que haja acessos ao exterior e estradas por perto. Terá de decidir se deixa ou não o animal sair de casa, o que é sempre difícil, ou então terá que proteger a zona dos grandes perigos que surgem através do acesso ao exterior, vedando os espaços para inviabilizar a saída do seu animal.

ferias_foto_8

Por fim, não esqueça - o seu amigo não se desenrasca bem sozinho na rua e em novos locais ele pode desorientar-se e perder-se por isso nunca o perca de vista.
E especialmente, nunca abandone o seu animal de estimação nas férias, porque você é o grande Amor da vida dele!

ferias foto 5

Abandoná-lo, depois de o ter domesticado, será um ato cruel e uma experiência dolorosa de tristeza, dificuldades, fome, e que pode levar à sua morte.