É mesmo necessário escovar os dentes do meu animal?
A verdade é que sim! Deve mesmo escovar os dentes do seu animal.
O tártaro acumula-se nos dentes dos cães da mesma forma que se acumula nos nossos. Quando os cães eram animais selvagens e caçavam os seus alimentos, eles tinham uma alimentação diferente. Além disso, viviam livres e sem cuidados médicos e obedeciam apenas às leis da natureza: presa/predador e a lei do mais forte. Ou seja, o tempo médio de vida de um animal era muito mais pequena, assim muitos dos problemas ligados ao envelhecimento como o tártaro acumulado, muitas vezes nem chegavam a acontecer. Agora, que são animais domésticos, de estimação, têm uma maior longevidade e donos preocupados com a sua saúde, são necessários cuidados que antes eram ignorados.
Para prevenir e/ou retardar o tártaro acumulado e uma série de doenças orais, é fundamental que limpe os dentes do seu animal todas as semanas.
Aprenda a como habituar o seu cão a escovar os dentes num 1 mês:
Semana 1
Sente-se com o seu cão num lugar calmo, sem muitas distrações e, enquanto fala com ele e o acarinha, passe o seu dedo indicador na gengiva dele. Os cachorrinhos costumam estranhar mas acostumam-se logo. Lembre-se de que a palavra chave de qualquer treino é a persistência. Comece com sessões breves de 2 minutos, 4 vezes por dia durante 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos. Neste processo seja sempre carinhoso e agrade-o com petiscos sempre que ele permite que você passe o dedo nas suas gengivas e dentes.
Semana 2
Enrole uma gaze no seu dedo e repita o processo para que ele se acostume com esta textura estranha. Sessões de 5 minutos, 2x/dia.
Semana 3
Compre um antisséptico oral para cães. Embeba a gaze neste líquido e passe nos dentes do seu cão antes de o levar para passear.
A rotina fica assim: CARINHO » ESCOVAGEM » CARINHO » PASSEIO NA RUA. Repita isto 2x/dia durante uma semana.
Semana 4
Substitua o seu dedo e a gaze por uma escova longa de cerdas macias e o antisséptico oral para cães por pasta de dentes canina (nunca use pasta humana pois esta é nociva ao estômago dos cães e gatos).
Repita a rotina de CARINHO » ESCOVAGEM » CARINHO » PASSEIO NA RUA, diariamente durante uma semana e aos poucos diminua para 3x/semana e dê-lhe biscoitos caninos (máximo de dois) após as refeições do seu animal.
Tome Nota:
Alguns cães não gostam das escovas, ou os donos não se acostumam a usá-las e preferem manter a limpeza com a gaze enrolada no dedo. Não faz mal. Só aconselhamos que alterne o uso do antisséptico com a pasta canina pois o antisséptico oral usado a longo prazo pode amarelar os dentes do animal.
Texto editado e adaptado. Fonte: www.dogtimes.com.br
Comments are closed.