Como manter o seu cão feliz durante a quarentena

O isolamento social não é difícil só para os humanos, os cães também sofrem com a quarentena voluntária ou obrigatória dos seus donos. Isto porque a rotina de idas à rua pode modificar-se e o animal acaba por ficar mais confinado a um espaço interior, sofrer com o isolamento e até poder desenvolver um quadro de depressão. Por isso, a primeira dica para manter o seu cão feliz durante o isolamento social é precisamente continuar a ir à rua com ele, não obstante os passeios serem mais curtos. Mas há outras formas de o manter entretido entre quatro paredes!

Esconda biscoitos
Esconda biscoitos ou pedaços de ração em sua casa para manter o cão entretido a procurar pela comida e, ao mesmo tempo, para estimular o faro e proporcionar um momento de exercício.

Ofereça brinquedos inteligentes
Se o cão vai passar mais tempo dentro de casa, não há melhor forma de o entreter do que com brinquedos, como jogos de inteligência, porta-guloseimas, objetos de borracha, com texturas, com aromas, ranhuras, cordas e tudo o mais que possa agradar ao seu patudo, com a vantagem de que pode encomendar online numa loja de produtos para animais.

Treine comandos básicos
Aproveite a quarentena para treinar comandos básicos como “senta”, “deita e “fica” de modo a regressar à rotina habitual com um cão mais obediente.

É possível treinar o meu cão para fazer as necessidades dentro de casa?
É possível, sim. Independentemente dos hábitos e da idade do seu cão, pode ensiná-lo a fazer as necessidades dentro de casa em cima de um jornal, papel absorvente ou mesmo numa caixa de areia para cães. Mas será necessário treiná-lo todos os dias em diferentes momentos e recompensá-lo através de um reforço positivo (biscoito, por exemplo) sempre que fizer as necessidades no lugar certo.

Invista numa alimentação saudável e divertida
Não se descuide com a alimentação do cão durante o isolamento social para conter a Covid-19. Aposte numa ração de qualidade indicada para a idade e raça do seu cão e não deixe de aproveitar o momento da refeição como forma de gastar energia. Por exemplo, colocando uma dose da ração numa daquelas bolas que soltam a comida para o seu cão gastar alguma energia mental e física e ficar mais tranquilo!

Mimos, sempre!
Dedicar mais tempo ao seu cão nesta fase que também é de isolamento de animais, é fundamental, pois o afeto é muito importante para a estabilidade mental e bem-estar físico de ambos.

Leve o cão ao veterinário
Como as clínicas veterinárias estão abertas durante o isolamento social, para garantir o bem-estar e a saúde dos animais de estimação, por que é que não aproveita para fazer uma desparasitação ao seu cão ou uma simples consulta de rotina?

Fonte: google