
Como dar comprimidos ao seu gato?
Administrar comprimidos ao seu gato
Administrar comprimidos ao seu gato pode ser stressante e poucos são os gatos que cooperam. No entanto é muito importante que se completem os tratamentos médicos. Se tem dificuldade em dar comprimidos ao seu gato, contacte a sua clinica veterinária, que entende perfeitamente a sua dificuldade e procurará ajudá-lo.
Podem administrar-se os comprimidos dentro da comida?
Alguns comprimidos são agradáveis ao palato do seu gato e ele pode tomá-lo voluntariamente. Outros podem ser escondidos em pequenas quantidades nos seus alimentos favoritos (uma colher de chá de manteiga, um pequeno pedaço de queijo, carne ou peixe) ou podem mesmo ser pulverizados e misturados com um saboroso petisco, tornando sua administração muito mais fácil. Tenha em mente que alguns comprimidos não podem ser esmagados ou não podem ser misturados com alimentos, então, antes de fazê-lo, é melhor perguntar ao seu veterinário.
Administrar um comprimido
- Manuseie sempre seu gato gentilmente, transmita calma e tranquilidade. Se você ficar muito stressado, entre em contato com o seu veterinário para obter alternativas.
- Outra pessoa que o ajude a segurar o seu gato para administrar a medicação pode ser útil. Outra alternativa pode ser segurar o seu gato com uma toalha para evitar arranhões.
- Mantenha o seu gato quieto, usando as suas mãos, braços e corpo para segurá-lo.
- Segure a cabeça do seu gato firmemente, mas suavemente, colocando o polegar e o dedo indicador em cada lado do maxilar, na esquina da boca. Segurar firmemente esta área não prejudica seu gato e permite que você controle a sua cabeça.
- Segure o comprimido entre o polegar e o indicador da outra mão.
- Incline a cabeça do seu gato levantando o nariz.
- Abra a boca colocando um dedo na fila dos dentes no maxilar inferior e puxando suavemente.
- Uma vez aberta aboca, empurre rapidamente o comprimido para o fundo da boca e solte a cabeça para que ele possa engolir o comprimido.
- O truque é deixar o comprimido o mais atrás possível, que seja mais fácil para o gato engoli-lo do que cuspi-lo!
- Existem dispositivos para administrar comprimidos que podem ser usados para que você não tenha que colocar o seu dedo dentro da boca do seu patudo. Algumas pessoas acham mais fácil este tipo de técnicas.
- Para ajudar o comprimido a chegar ao estômago e evitar problemas, pode ser aconselhável dar algum alimento ou água ao seu gato, depois de administrar o comprimido - pergunte ao seu veterinário quais os alimentos mais indicados.
Fonte: Planeta Animal
Comments are closed.