Animais de estimação passam a poder ser levados para restaurantes!

Finalmente foram aprovados pelo Parlamento em Outubro os projectos-de-lei do PAN, no BE e do PEV que propunham que os animais de companhia pudessem acompanhar os seus donos nos interiores dos restaurantes. Até agora, só podiam estar em restaurantes fechados os cães de assistência.

Ir comer fora e levar o animal de estimação vai passar a ser possível.

A Assembleia da República aprovou no dia 13 de Outubro os projectos do PAN, do Bloco de Esquerda e do PEV, que permitem animais de companhia em estabelecimentos fechados de restauração.

Os projectos mereceram votações distintas e tiveram, em várias bancadas, votos de deputados desalinhados da posição oficial do seu partido…

O diploma do PAN nasceu de uma petição remetida ao Parlamento pelo deputado único André Silva e pretendia alterar a legislação de 2015, que não permitia a entrada de animais em espaços fechados de restauração e bebidas, mesmo que o proprietário do estabelecimento os autorizasse.

A iniciativa pretende passar a decisão de autorização para os proprietários dos estabelecimentos comerciais, salvaguardando que os animais não tenham acesso a áreas de maneio e confecção de alimentos.

Também o projeto do BE, que defende a possibilidade de os estabelecimentos criarem uma área específica para acolher animais de companhia, devidamente sinalizada, vai seguir agora em frente.

Boas noticias para quem não quer deixar os seus animais sozinhos e gostaria de os levar consigo sempre que puder!

Agora já não há desculpa para deixá-los a chorar sozinhos em casa, ou à porta dos restaurantes.

 

Fonte: rr.sapo.pt