4 truques para que o seu cão fique tranquilo quando está sozinho em casa

Num mundo ideal, os nossos amigos iriam connosco para todo o lado.

Mas a verdade é que a esmagadora maioria das pessoas não pode levar consigo os seus cães para o trabalho, supermercados e restaurantes e outros lugares que fazem parte da nossa rotina diária.

Sendo os cães animais bastante sociáveis, alguns podem sofrer de solidão, tédio, medo e ansiedade. Podem mesmo apresentar comportamentos problemáticos como latir ou uivar incessantemente, fazer as necessidades fora do lugar, roer móveis, revirar lixo, comer plantas, ou até chorar.

Se se identifica com este tema veja em baixo algumas dicas para deixar o seu amigo tranquilo, sempre que ele tiver que passar longas horas de solidão.

 

1. Não diga “até logo” e não aceite receções muito calorosas

Às vezes, acreditamos que estamos a ajudar os nossos cães quando nos despedimos ou lhes fazemos uma grande festa quando chegamos a casa, mas, em diversos casos, o nosso comportamento pode reforçar a ansiedade dos cães. O ideal é tornar a separação e o reencontro hábitos normais e corriqueiros, nada de muito especial.

Se tem um cão em casa que é muito apegado a si e não aceita bem quando você sai, pense distraí-lo com brinquedos inteligentes.

 

2. Habitue o seu cão a ficar calmo sozinho

É da natureza do seu cão não gostar de ficar sozinho, mas esta pode ser uma prática adestrável, com algum treino. A ideia para ele se acalmar passa por ele saber que você irá sempre regressar, mais tarde ou mais cedo e para isso o animal deve habituar-se às suas saídas.

Caso o seu amiguinho seja do tipo ansioso sempre que fica sozinho, tente fazer o seguinte exercício:

Comece por sair de casa durante 1 minuto mas não se distancie muito (se ele ladrar, você deve conseguir ouvi-lo), depois regresse. Volte a sair, desta vez durante 5 minutos e regresse novamente. Continue este processo mas vá aumentando progressivamente o tempo que você fica longe e volta: 10 minutos, 15 minutos e assim por diante. Este treino ajudará o seu animal a ficar menos ansioso e a compreender que você nunca o vai abandonar definitivamente.

 

3. Passeie com o seu cão antes de sair

Nada deixa o cão tão relaxado e feliz quanto uma boa caminhada. Assim o seu amigo pode extravasar energias e até mesmo dormir uma boa soneca enquanto você estiver fora de casa. Com menos energia para gastar, ele ficará mais calmo durante a sua ausência.

 

4. Ligue a televisão

Assim como no caso dos petiscos, o som deixa o cão mais relaxado na ausência do dono e diminui a sua ansiedade de estar sozinho. Como nós, os cães são sensíveis aos sons e imagens. Ao invés de colocar num canal com bastante barulho e troca de imagens, coloque em programas mais calmos. Deixar a tv num programa da natureza, ou com música clássica, por exemplo, acalma o seu cão mais do que um filme de ação. Em Portugal, recentemente surgiu até na tv por cabo, um canal de televisão dedicado exclusivamente aos cães, o DOG TV, que está disponível para subscrição em alguns operadores.

 

Estes são os primeiros 4 truques. Para conhecer Mais 5 truques- clique Aqui!

 

[mk_blockquote style="quote-style" font_family="none" text_size="12" align="left"]Artigo original publicado em: http://www.linkanimal.com.br[/mk_blockquote]