
Mais 5 truques para que o seu cão fique tranquilo quando fica sozinho em casa
Pois é… você seguiu à risca as primeiras 4 dicas para garantir a felicidade do seu amiguinho em momentos de solidão. Passeou com ele antes de ter de sair, aprendeu a não aceitar despedidas e receções calorosas, fez o exercício da calma, entrando e saindo de casa alternadamente em espaços de tempo premeditados e até deixou a televisão ligada!
Mas parece que nada disto teve efeito no estado de espírito do seu fiel amiguinho, não é verdade?
Assim, seguem mais 5 truques para ajudá-lo a solucionar este problema definitivamente.
E lembre-se de que o sofrimento emocional não faz bem nem ao seu animal, nem a si, nem aos seus vizinhos.
(reveja aqui as primeiras 4 dicas)
- Deixe alguma coisa para o seu cão fazer
Esta é uma das soluções mais simples e simpáticas. Muitos donos queixam-se de que o cão destruiu algum objeto em casa, no entanto não deixaram nenhuma outra opção para o cão se distrair.
Ofereça-lhe opções interessantes para ele explorar quando tiver de ficar sozinho em casa.
Brinquedos, jogos inteligentes e ossos recreativos são formas do seu cão se divertir quando estiver sozinho. Muitos deles do género de quebra-cabeças em que, ao resolvê-lo, o cão cansa-se mentalmente e tende também a ficar mais relaxado.
(Tenha atenção porque alguns brinquedos nem são adequados para serem deixados a um cão sozinho, uma vez que têm peças pequenas. Informe-se devidamente com a nossa equipa.)
- Deixe uma peça de roupa sua por perto
Uma boa parte dos maus comportamentos dos cães é fruto da ansiedade pela separação com o seu dono. Uma ideia que pode funcionar para tranquilizar o seu animal passa por deixar alguma peça de roupa sua (por exemplo uma t-shirt velha) num ponto estratégico da casa, para que o seu cão possa sentir o cheiro familiar do seu dono.
- Considere as essências florais para ajudar o seu cão a lidar com o stress
Há quem acredite que as essências florais, também conhecidas por florais de Bach, contribuem para o equilíbrio das emoções e dessa forma podem ajudar os animais. A terapia com os florais é um método homeopático que pretende contribuir para uma redução ou eliminação do stress e outras perturbações emocionais, e por isso, pode ser uma alternativa viável na redução da ansiedade do seu amigo.
- Traga uma companhia para o seu cão
Muitos cães que sofrem, choram e uivam ao passarem horas sozinhos em casa adorariam ter a companhia de outros animais em casa durante a sua ausência. Outros animais não irão substituir a sua companhia, mas podem amenizar a situação e tranquilizar o seu cão. No caso de outros cães, além da companhia, eles possibilitam brincadeiras e distração.
Se não quiser adotar outro cão, você pode pensar em adotar um gato ou outros animais. Logicamente, para tomar essa decisão e garantir a segurança tanto do seu cão como do novo animal, deve ter em conta a personalidade, a raça e a sua disponibilidade para proporcionar o devido treino na introdução no dia-a-dia de um novo animal. Converse connosco para saber como inserir um novo animal na família!
- Não deixe o seu cão associar solidão a castigo
Em todo este processo é muito importante que não deixe que o seu animal associe a sua ausência a algo punitivo. O objetivo é ser calmo e carinhoso o suficiente para que o seu amigo associe a sua ausência a algo natural.
Adaptado do texto original deste site: http://www.linkanimal.com.br
Comments are closed.