A verdadeira importância dos passeios para os cães!

Passear, para os cães, é uma necessidade física e mental, uma parte importantíssima da natureza deles.

Um cão que não passeia regularmente tem uma vida tão antinatural como um pássaro que não pode voar.

Um cão que passeia constantemente é um cão muito mais feliz, equilibrado e saudável.

É que os cães adoram passear! Eles ficam “loucos” quando vêem a coleira, durante os passeios, saltitam cheios de alegria e alguns até parecem fingir que não entendem que está na hora de voltar para a casa. E, se pensarmos como eles, é fácil entender porquê: na rua eles têm um mundo inteiro para conhecer, cheirar, marcar, descobrir novidades, saber qual o cão que passou por ali antes, e outras coisas caninas do género… 🙂

Os canídeos não domesticados, sejam lobos ou cães selvagens, acordam e… saem para passear! Nenhum fica parado ao lado da toca o dia inteiro. Eles caminham quilómetros todos os dias, seja para encontrar comida, para encontrar água e principalmente para patrulhar (e marcar) todo o território.

Os nossos peludos de companhia, apesar de adorarem os mimos e confortos de uma casa e uma família, não fogem a esta regra. Adoram cheirar os postes e fazer o seu xixi em todas as esquinas…

As excepções (cães que não gostam de passear) envolvem na maior parte das vezes causas psicológicas (trauma, medo, insegurança) ou físicas (dores, artrite) que podem e devem ser superadas.

Fonte e inspiração: gatinhobranco.com

Recommended Posts