
Soluções: O meu gato não se cala – (6 Dicas para acabar com este comportamento)
Ninguém gosta de ver o seu gatinho a sofrer. Um gato que vocaliza constantemente é um gato ansioso que vê por isso a sua saúde comprometida. Além do mais, se tiver vizinhos, pode ter problemas desnecessariamente.
Se leu o nosso último artigo sobre este tema (PROBLEMA: O MEU GATO NÃO SE CALA!) e sabe que o problema não é de saúde, mas sim comportamental, leia abaixo 6 dicas para lidar com esta situação:
1 – Aprenda a ignorá-lo
A primeira coisa a fazer e talvez a mais difícil é aprender a ignorá-lo. Não lhe ligue, não olhe para ele e não lhe dê atenção. Apenas quando ele se acalmar e parar de miar é que deve dar-lhe carinho e atenção. Agindo assim estará a ensinar ao seu gato que miar excessivamente não atrai a sua atenção.
2 – Quando ele estiver calmo, recompense-o
Como dissemos acima, dê-lhe atenção quando ele estiver calmo. Mas não deve esperar que o seu amigo lhe peça mimos, brincadeira ou alimento. A iniciativa deve ser sua, no sentido de lhe mostrar o quanto você lhe quer bem e se interessa por ele. Se quando ele estiver relaxado e quieto você lhe der atenção, vai reforçar nele este comportamento.
3 – Torne o ambiente onde o seu gato vive mais rico para ele
Para ajudar o seu gato a ser mais feliz pode enriquecer o seu ambiente. Não necessita de fazer nada de muito elaborado ou de gastar muito dinheiro. É mais simples do que parece: ofereça–lhe a possibilidade de ele encontrar lugares para subir, desde simples caixas de papelão a casas e estantes próprias para gatos. Basta permitir que o seu gato tenha acesso a lugares mais altos: limpe uma estante e deixe-a mais vazia para ele poder circular, coloque uma caixa vazia na janela, enfim, arranje cantinhos altos e baixos para o seu amiguinho se poder esconder, vigiar e brincar. Informe-se connosco para conhecer as nossas propostas! Use e abuse da sua criatividade.
4 – Reforço adequado
Jamais bata no seu gato! Os únicos tipos de penalização são os despersonalizados, ou seja: um borrifador com água, uma lata com moedas, ou outros objectos que lhes dêem um pequeno susto, para que eles associem isso ao fato de miar excessivamente.
5– Arranje-lhe brinquedos com regularidade
Ofereça muitos brinquedos para que o seu amigo se divirta. Mas claro, não lhos dê todos de uma vez. Além disso saiba que os animais perdem o interesse nos brinquedos depois de algum tempo. Para ajudá-lo a manter o interesse, vá rodando os brinquedos ao fim de algum tempo. Conheça no Espaço Animal algumas das nossas propostas, sobretudo os brinquedos que têm um pequeno depósito com comida!
6– Brinque muito com ele
É verdade – brinque muito com o seu gato! Não se esqueça de brincar com ele quando ele não estiver a vocalizar, para reforçar o comportamento de lhe dar atenção quando ele está relaxado e calmo. Aprenda também a conhecer o seu gato e a observar como ele gosta de brincar e quais as nuances da personalidade dele para que não se enervem um ao outro, quando o objectivo é divertirem-se juntos!
Por fim saiba que você não é o único caso do país! Mas o mais importante é que você está disposto a descobrir o motivo de tamanho desespero e quer ajudar o seu amigo. O amor entre os dois é como diz a sabedoria popular: meio caminho andado!
Fonte: Planeta Animal
Comments are closed.