Problema: O meu gato não se cala!
Embora não seja comum, a verdade é que existem gatos que vocalizam excessivamente. Quando isto acontece, quer o gato em questão, quer a família que o adotou, sofrem seriamente com esta situação. Da mesma forma que podemos ajudar os cães que choram quando estão sozinhos (leia aqui mais informação sobre este assunto), este problema pode ser atenuado, e com sorte, resolvido.
Conheça 9 fatores que podem desencadear este comportamento:
1 – Cio?
Quando uma gata está a atravessar a época do cio, o seu miado pode ser insuportável para o resto da família. Uma possível solução passa por esterilizar as gatinhas e castrar os machos. Para além de minorizar ou terminar de vez com o problema dos miados, esta ação reduz a probabilidade de aparecimento de certas doenças no futuro e ainda contribui para que existam cada vez menos gatos a sofrer de abandono.
2 – Dores? Saúde comprometida?
A primeira coisa que deve fazer é ter a certeza de que o seu gato não está doente, nem com dores. Muitas vezes os gatos podem estar com alguma infeção no trato urinário, ou outra doença dolorosa e por isso miam. Não espere até ser tarde demais! Leve o seu amiguinho ao seu veterinário de confiança.
3 – Fome ou sede?
Existem gatos que se não tiverem comida ou agua à disposição vão “perseguir” o dono até que este lhe providencie a sua refeição. Deixe sempre uma taça de água limpa disponível para o seu amigo. Evite objetos de alumínio.
4 – Chamar a atenção?
Muitas vezes o principal responsável pela vocalização excessiva dos gatos é o próprio dono! Se você não dá ao seu gato a atenção que ele precisa e ele observou que só quando mia excessivamente você o atende, é provável que ele aprenda a adotar este tipo de comportamento.
5 – Ansiedade?
Um gato que não pode brincar, caçar, saltar, arranhar e extravasar a sua energia, muitas vezes acaba por sofrer de ansiedade. Nestes casos a obesidade é também um perigo à espreita. Um gato ansioso pode começar a lutar com os outros animais, destruir objetos em casa, atacar o próprio dono e também pode levá-lo a vocalizar excessivamente.
6 – Ele obtém o que quer?
Tal como referimos antes, se sempre que ele mia você dá-lhe comida, petiscos, colo e atenção, este processo reforça a vocalização excessiva.
7– Liteira suja?
Quem tem gatos sabe como os felinos são, regra geral, bastante asseados e não toleram uma liteira suja. Verifique se a caixa de areia está limpa, se não apresenta um cheiro muito forte e ainda, que o seu amigo a pode usar: não vá dar-se o caso de haver outro gato que não o deixe usar a caixa de areia, por uma questão territorial e comportamental! Tenha sempre uma caixa de areia por gato!
8 – Mudança de rotina?
Normalmente os gatos não gostam muito de mudanças. Se antes o seu novo amigo morava numa casa com quintal e agora vê-se fechado num apartamento, é provável que ele não fique muito satisfeito e exteriorize isso com miados. Se aconteceu a entrada de um novo membro na família (humano ou animal), este facto também pode desencadear uma vocalização excessiva. Se tem a casa em obras ou há alterações de ruído nas redondezas, isso também lhe pode provocar perturbações. Esteja atento e tente perceber se este comportamento começou antes ou depois da mudança. Outro fator de mudança importante acontece quando uma cria é retirada à sua mãe, e por isso mia sem parar, como se chamasse por ela. Se não compensar esta mudança com muito carinho e atenção, é possível que o animal mantenha este comportamento mesmo depois de adulto.
9 – Conversar com outros gatos?
É verdade! O seu amiguinho pode estar a conversar com outro gato. Se prestar um pouco de atenção e apurar os ouvidos, vai saber se é este o caso!...
Um gato que mia excessivamente é um problema que precisa de atenção e de ser solucionado. Quer pela saúde do seu gatinho, pela da sua família e pela vizinhança, se a houver!
No próximo artigo vamos apresentar-lhe alguns truques para acabar com as vocalizações excessivas!
Fonte: Planeta Animal
Comments are closed.