Envelhecimento

Tal como nós, os animais de estimação sofrem mudanças na sua condição física e saúde ao longo do tempo. O seu animal pode desenvolver doenças cardíacas, insuficiência renal, cancro, etc. Por isso o seu animal irá precisar de fazer exames com mais frequência e irá necessitar de cuidados especiais.

Check up geriátrico
O check up geriátrico inclui a monitorização da pressão arterial, exames ao sangue e à urina, que irão ajudar a detectar as alterações na condição física do animal. Pode ainda ser necessário radiografias, ecografias ou outros exames de diagnóstico.Estes procedimentos ajudam a estabelecer um conjunto de ‘valores de referência’ sobre o animal que permitem ao seu veterinário acompanhar as mudanças na saúde ao longo do tempo.

Mesmo que o animal pareça perfeitamente saudável, essas alterações podem estar a ocorrer lentamente, e pode não se aperceber dos sinais subtis que através dos exames o veterinário pode detectar precocemente.

Esteja também atento a quaisquer mudanças incomuns no comportamento do seu animal, actividade, atitude, apetite, ingestão de água, urina, fezes ou peso corporal. Não ignore os sinais de alteração dos hábitos do seu animal, eles podem indicar problemasde saúde relacionados com o envelhecimento.

Controlo do peso
Com a idade os cães começam a ganhar peso pois a sua actividade diminui e o seu metabolismo torna-se mais lento. O importante é equilibrar a quantidade de alimentos e o tipo de dieta com o nível de actividade física do seu animal. Os cães precisam de menos calorias à medida que envelhecem, pelo que devem ter uma dieta baixa em gorduras e rica em fibras. No caso dos gatos as suas exigências de energia permanecem as mesmas durante toda a sua vida adulta.

Exercício físico
O exercício regular e controlado é importante para fortalecer os ossos como também para manter um bom tónus muscular. Dar caminhadas regulares e brincar com o seu animal de estimação são excelentes formas de fazer algum exercício físico, como também de poderem passar algum tempo juntos. Se o seu animal tem dificuldade em andar, o ideal será dar passeios mais curtos, abrandar sempre o passo e experimentar actividades alternativas, como a natação.

tabela_envelhecimento

 

Sinais de alerta

- Perda de audição e de visão, cataratas (cães);

- Ganho/perda de peso, vómitos, diarreia, obstipação (gatos), doença dental, aumento do consumo de água e da micção;

- Perda de pêlo, unhas quebradiças, artrite (especialmente em cães de grande porte ou sofreram de lesões);

- Sensibilidade a mudanças de temperatura;

- Alterações comportamentais: desenvolvimento de fobias ao ruído, alteração nos padrões da micção e da defecação, mudanças nos padrões de sono, confusão e desorientação;

- Tosse e intolerância ao exercício, causadas pela diminuição da função cardíaca ou da capacidade pulmonar.

- Tumores, cancro da mama (fêmeas), doença da próstata (machos).

 

Para mais informações, contacte-nos!