Dicas para cortar as unhas ao seu cão

O corte de unhas deve fazer parte dos cuidados de saúde que tem com o seu patudo, tal como limpar os olhos ou ouvidos.

A escolha do corta-unhas
Existem diferentes tipos de corta-unhas no mercado. Deve escolher um que seja de boa qualidade e adequado ao tamanho do seu patudo. As pontas devem ser rombas para evitar que esmaguem a unha. Se tiver dúvidas, aconselhe-se connosco.

Adoçar o momento
Deve tornar a experiencia positiva e agradável para o seu patudo, para que ele associe o cortar de unhas a algo divertido, assim esta será uma boa altura para recorrer aos reforços positivos, seja através de mimos ou de guloseimas.

Passo-a-passo
Comece por cortar apenas uma unha e recompense logo o seu patudo. Se este estiver bastante nervoso, o ideal será deixar que ele relaxe antes de continuar a cortar as restantes unhas. Lembre-se que não tem de cortar as unhas todas de uma vez só!
As unhas devem estar ao nível da almofada plantar, por isso, em caso de unhas pretas, não deve ultrapassar este limite. Se as unhas forem transparentes, é possível ver-se o sabugo e estabelecer aí o limite do corte da unha.

O ideal é esta tarefa ser executada por duas pessoas: uma que segure e vá mimando o patudo, e outra que efetue efetivamente o corte de unhas.

Cortei demasiado a unha – e agora?
Como as unhas são muito irrigadas, se acidentalmente se cortar demasiado, podem sangrar bastante. Deve utilizar uma compressa para fazer compressão no local durante cerca de 5 a 10 minutos. No caso do sangramento não parar, deve recorrer ao seu médico veterinário. Não se esqueça de transmitir calma ao seu patudo e continuar com o reforço positivo para que este não fique assustado.

Os cachorros devem ser habituados desde pequeninos a cortar as unhas, para que se torne uma tarefa de mais simples execução para o tutor. Com alguma paciência, tranquilidade e muitos mimos, é algo que se pode realizar facilmente em casa.

No entanto, se lhe parece complicado, já sabe que pode sempre contar connosco!