Crianças e Animais de estimação (Parte 2) – Benefícios na aprendizagem

Ler para cães é benéfico para as crianças

ler para cao 2

Se na hora da brincadeira, a presença de um cão incentiva as crianças a interagir e comunicar, na hora de ler, a mesma presença acalma a criança e ajuda-a a melhorar as suas habilidades de leitura.

Isto por que os cães, ao ouvirem sem julgar ou corrigir, permitem que as crianças relaxem e aprendam no seu próprio ritmo. Se considerarmos que as dificuldades de leitura têm menos a ver com limitações intelectuais e que estão diretamente ligadas com a superação de medos, o conforto e tranquilidade que o cão traz durante o ato de ler  promove uma maior aprendizagem das crianças.

ler para cao 3

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, as crianças que participaram num programa de leitura com cães, melhoraram as suas capacidades de leitura em 12% durante um período de 10 semanas. Enquanto que as crianças que participaram do programa, mas não tinham cães presentes, não apresentaram índices maiores de desenvolvimento na aprendizagem.

A ONG pioneira no ensinamento com cães terapeutas, chamada de R.E.A.D. (sigla que significa ler, em inglês), diz ainda que a capacidade de comunicação como um todo melhora, juntamente com a sua auto-estima e higiene pessoal.

 

Como a presença do cão influencia o desempenho da criança

Kid with his dog reading a book in bed

Os programas de leitura consistem em visitas supervisionadas entre cães e crianças.  Nessas visitas, as crianças acreditam que estão a ensinar os cães a ler.  Em diversos casos, elas até deixam que sejam os cães a selecionar o livro a ser lido.

Naturalmente, a criança aprende durante o processo e, durante a conversa, desenvolve as suas habilidades de comunicação.  Não há motivo para sentir humilhação ou vergonha por que, para ela, a sessão de leitura é totalmente sobre o cão e não sobre a sua aprendizagem.  Ela está a fazer algo importante e isso é motivo de orgulho.  Portanto, a aprendizagem é algo que acontece naturalmente nesta experiência.

Artigo original: www.linkanimal.com.br