
Crianças e Animais de estimação (Parte 2) – Benefícios na aprendizagem
Ler para cães é benéfico para as crianças
Se na hora da brincadeira, a presença de um cão incentiva as crianças a interagir e comunicar, na hora de ler, a mesma presença acalma a criança e ajuda-a a melhorar as suas habilidades de leitura.
Isto por que os cães, ao ouvirem sem julgar ou corrigir, permitem que as crianças relaxem e aprendam no seu próprio ritmo. Se considerarmos que as dificuldades de leitura têm menos a ver com limitações intelectuais e que estão diretamente ligadas com a superação de medos, o conforto e tranquilidade que o cão traz durante o ato de ler promove uma maior aprendizagem das crianças.
De acordo com um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, as crianças que participaram num programa de leitura com cães, melhoraram as suas capacidades de leitura em 12% durante um período de 10 semanas. Enquanto que as crianças que participaram do programa, mas não tinham cães presentes, não apresentaram índices maiores de desenvolvimento na aprendizagem.
A ONG pioneira no ensinamento com cães terapeutas, chamada de R.E.A.D. (sigla que significa ler, em inglês), diz ainda que a capacidade de comunicação como um todo melhora, juntamente com a sua auto-estima e higiene pessoal.
Como a presença do cão influencia o desempenho da criança
Os programas de leitura consistem em visitas supervisionadas entre cães e crianças. Nessas visitas, as crianças acreditam que estão a ensinar os cães a ler. Em diversos casos, elas até deixam que sejam os cães a selecionar o livro a ser lido.
Naturalmente, a criança aprende durante o processo e, durante a conversa, desenvolve as suas habilidades de comunicação. Não há motivo para sentir humilhação ou vergonha por que, para ela, a sessão de leitura é totalmente sobre o cão e não sobre a sua aprendizagem. Ela está a fazer algo importante e isso é motivo de orgulho. Portanto, a aprendizagem é algo que acontece naturalmente nesta experiência.
Artigo original: www.linkanimal.com.br
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