Cães idosos – 6 fatores a ter em atenção

Com o envelhecimento do seu cão é possível que ele desenvolva várias mudanças na função dos sistemas corporais. Algumas delas serão mudanças normais devido ao processo de envelhecimento, outras podem ser um indicativo de doença. Esteja sempre atento ao seu cão, principalmente se ele for idoso.

Conheça os principais 6 fatores a que deve estar atento nos cães idosos.

cao idoso

1 - Controle o consumo de alimentos: o seu cão deixou de comer a ração seca e só quer comer comida húmida? Tem dificuldade em engolir? Tem vómitos?

2 - Controle o consumo de água: bebe mais ou menos do que o habitual? Observe também a micção e defecação: cor, quantidade, consistência e frequência das fezes; cor e quantidade de urina; quaisquer sinais de dor ao urinar ou defecar, urinar ou defecar em qualquer parte da casa?
Pese o seu cão a cada 2 meses.

3 - Verificar e cortar as unhas, olhar para todos os nódulos, inchaços ou feridas que não cicatrizam: verifique também se o seu amigo apresenta odores anormais, qualquer mudança no tamanho do abdômen, aumento e perda de pelo.

4 - Procure quaisquer alterações na respiração: Tosse, respiração ofegante, espirros? Realize um plano de saúde dental e execute-o: escovar os dentes do seu cão, examinar regularmente o interior da sua boca, verificar se está a babar excessivamente, observe se tem feridas, mau hálito, gengivas inchadas ou com cores: amarelo, rosa claro, ou arroxeado?

5 - Controlar o comportamento: ele mudou os padrões de sono, deixou de responder aos comandos de obediência, fica agora facilmente assustado e ansioso quando é deixado sozinho?

6 - Controlar a atividade e mobilidade: tem dificuldade em subir e descer escadas, esbarra nas coisas, tem colapsos súbitos, convulsões, perda de equilíbrio e mudanças na marcha?

 

cao bola boca

 

Agende consultas regulares com o seu veterinário.
Observe qual a temperatura ambiente em que seu cão parece mais confortável. Lembre-se, só porque o seu cão tem um sinal de uma doença não significa necessariamente que ele tenha a doença. O que isto significa, é que seu cão deve ser examinado pelo seu veterinário para um diagnóstico adequado.

cao veterinario

Conte connosco para o ajudar. Marque já a sua consulta. Saiba mais aqui!