
Animais de estimação – 10 dicas para os dias de frio!
Existem alguns animais que adoram andar à chuva. Mas isso não quer dizer que não devam ser protegidos do frio. Eles, tais como as crianças, não têm medo dos dias chuvosos e frios. No entanto deve ter em consideração que também eles adoecem e sofrem com as baixas temperaturas.
1. As horas de passeio
O ideal seriam saídas curtas, e de preferência nas horas mais quentes do dia, ou seja entre as 11h e as 15h. Se não puder neste horário, considere comprar uma capa para proteger o seu animal durante os passeios, e/ou seque-o bem quando chegarem a casa.
Lembre-se de que os cachorros têm menor resistência ao frio do que os cães adultos.
2. Não lhes tire a trela
Sabia que é nesta época do ano que aumentam o número de cães perdidos? É que os dias mais ventosos podem confundir-lhes o faro.
3. O seu gato vai para a rua? Má ideia
Segundo o especialista em comportamento animal, o Dr. Gonçalo da Graça Pereira, estes nossos amigos só têm uma missão a cada dia – sobreviver. Assim, além dos riscos devido ao frio, existe um que pode ser fatal: os gatos procurarem os motores dos carros para se enroscarem.
Se mora numa zona com colónias de gatos, é bem possível que eles tenham o hábito de se abrigarem no motor do seu veículo, por isso antes de entrar no carro dê uns toques no capot para fazer barulho e assim afugentar algum corajoso que lá esteja escondido. O ideal seria verificar sempre se tem um hóspede no seu carro e alertar a vizinhança para fazer o mesmo.
4. Vacinar, vacinar, vacinar
No caso dos gatos, contra a coriza (também conhecida como gripe dos gatos), que é uma infeção das vias respiratórias superiores. No caso dos cães, deve vacinar contra a traqueobronquite infecciosa, conhecida como tosse do canil. Informe-se melhor sobre a vacinação essencial e protectora, com os nossos veterinários.
5. Nada de penteados curtos
O pelo dos nossos animais ajuda-os a manterem o calor do corpo e cria barreiras à entrada do frio. Por esse motivo a tosquia no inverno não é para ser exagerada.
6. Banhos – há alternativas
Os banhos secos podem ser uma boa alternativa para evitar humidade e o frio nesta época. Neste tipo de higiene são usados produtos que dispensam o enxaguamento e que são aplicados diretamente na pele do seu animal. É recomendado que utilize pela primeira vez numa pequena área da pele do seu animal e espere um dia para garantir que não há alergia. Informe-se connosco!
Se optar por dar banho ao seu cão ou gato em casa com o uso de água, seque-o sempre muito bem com a toalha ou secador. Nada de o levar à rua sem ter a certeza de que está totalmente seco.
O ideal seria deixar essa tarefa para os nossos especialistas. Na nossa Clínica, no serviço de banhos e tosquias, a pele e o pelo são lavados e secos de forma adequada, e claro, com muito amor!
7. Uma cama quente
Ainda que algumas pessoas brinquem e afirmem que tratamos os nossos animais como bebés, a verdade é que eles precisam e agradecem todo o cuidado extra. Nos dias em que o frio é grande, preparar-lhes um local protegido das correntes de ar, seco e sem contacto com o chão frio e/ou húmido para o animal dormir é um ato de consideração e amor. Uma cama com um cobertor fofo é uma boa opção, mas lembre-se de que deve lavar esse cobertor com frequência, para eliminar pulgas ou carraças.
Para os animais que vivem no exterior, a casota pode e deve ser melhorada para minimizar os efeitos do frio. Eleve-a um pouco do chão para evitar a humidade da terra ou da chuva, e deixe lá dentro formas de o seu animal de aquecer, como por exemplo palha ou cobertores. Nos dias mais frios, convide o animal para dentro de casa.
8. Uma camisola quentinha
Regra geral, os animais perdem a maior parte do calor através das orelhas, da base das patas e do aparelho respiratório. Com os animais de pelo curto, os donos podem e devem ponderar arranjar-lhes um casaco ou camisola para as saídas à rua. Estas devem cobrir o corpo desde a base da cauda até ao umbigo, com gola alta. Opte por roupas de tecidos naturais e fique atento ao estilo da peça, que deve ser confortável. O seu amigo deve ser capaz de realizar todos os movimentos com facilidade. Tome cuidado, também, com as roupinhas que costumam dar nós em raças peludas. Informe-se connosco.
9. Lareiras. O que acha?
Um aquecedor ou uma lareira têm a capacidade de encantar tanto humanos como animais – é difícil resistir-lhes nos dias de frio. No entanto tome atenção constante ao perigo do fogo perto deles, para evitar acidentes.
10. Com as orelhas no ar - Atenção aos sintomas!
Os animais com problemas de saúde, tais como doenças renais, a diabetes, complicações cardíacas, ou desequilíbrios hormonais podem ver comprometida a sua capacidade natural de regular o calor corporal. Cuidado extra com eles!
Comments are closed.