10 dicas para quem adotou um cão bebé! (Necessidades – Parte I)

Os nossos parabéns! Acaba de adotar um cãozinho bebé e ele é tão docinho que às vezes até apetece agarrar e nunca mais o largar não é?

Os benefícios em ter um animal de estimação são já bastante conhecidos. Os estudos mostram grandes melhorias na saúde emocional, mental e física daqueles que se relacionam com eles.

Os benefícios para os animais também são enormes: ganham uma família, alimento, proteção e amor. Todos têm a ganhar! Mas para que a história seja o mais feliz possível é necessário que os donos desenvolvam mais conhecimento e competências em matéria de saúde e comportamento para assim suprirem as necessidades do seu novo amiguinho.

Leia o que preparámos sobre este tema!cachorrinhos 6

1 - Leve o seu cão ao veterinário

A primeira coisa a fazer é levar o filhote ao seu veterinário de confiança.
Peça ao médico que lhe indique qual a ração mais adequada para o cãozinho e, se for diferente daquela que ele estava a comer, faça a adaptação para a nova ração aos poucos.
Não tenha vergonha de perguntar ao veterinário TUDO o que achar importante, mesmo que as perguntas pareçam tolas. Lembre-se que ele é um profissional especializado e a melhor pessoa para o orientar.

2 - Objetos indispensáveis

a) Dois comedouros, sendo um para água e outro para a comida. Evite se puder os de plástico. Para raças maiores, procure adquirir comedouros ‘suspensos’, que facilitam a alimentação do filhote.
b) Caminhas e cobertores podem ser uma boa opção para o enxoval do seu cão, mas lembre-se que os cachorros podem roer as coisas rapidamente. Muitas vezes uma almofada e uma confortável caixa de cartão podem ser uma solução barata para os primeiros meses. Se você pretende que seu cão tenha uma casota, acostume-o desde cedo a utilizá-la. Lembre-se que os cães gostam de casotas adequadas ao seu tamanho por isso não adianta comprar uma “mansão”. Eles preferem sentir-se como se estivessem numa toca aconchegante.
c) Uma coleira confortável e fácil de colocar para os passeios com ele.
d) Os brinquedos devem ser adequados para animais e ter o tamanho certo para a raça. Cuidado com os brinquedos das crianças que têm peças pequenas que podem ser engolidas pelos filhotes.
e) Ossos de couro também podem ser úteis para entreter boquinhas nervosas, mas não devem ser dados em excesso porque eventualmente podem provocar indigestão.

cachorrinhos 4

3 - Além da ração, que tipo de comida pode dar?

Os cães devem ser alimentados com ração adequada à fase de desenvolvimento em que se encontram. Algumas marcas possuem fórmulas que, além da idade, levam em conta o seu tamanho quando adulto. Um dado muito importante a ressaltar, é que não deve trocar com frequência a marca da ração do seu cachorro ou mesmo do cão adulto.
As rações contêm tudo o que seu cão precisa. Além de ser uma forma muito mais prática de alimentação, as rações de “primeira linha” dispensam, inclusive, os fortificantes, suplementos e comprimidos de cálcio.
O que se pode dar além da ração, mas sem exageros: petiscos próprios para cães, biscoitos caninos, frutas não cítricas, legumes. Tudo em doses pequenas para que o seu animal não substitua a ração pelas guloseimas.

» Consulte aqui a lista de alimentos venenosos para os cães.

4 - Os cães bebés trocam os dentes? Com que idade?

Os cães começam a trocar de dentes a partir dos 4 meses de idade. Os primeiros dentes que caem são os incisivos, os caninos caem por volta dos 5-6 meses.
Se ele já tiver mais de 8-9 meses e os dentes caírem, alguma coisa pode estar mal. Leve-o imediatamente ao veterinário, pois um animal sem dentes não consegue alimentar-se bem, além de outros problemas que podem surgir.

» Veja aqui os principais cuidados que você deve ter com a higiene bucal do seu cão!

5 - Diarreia, será normal?

É muito comum, quando os filhotes chegam à sua nova casa, que o intestino fique ligeiramente “desarranjado” por causa do stress da mudança, apresentando uma consistência mais pastosa. No entanto, não é normal que o cocó tenha sangue ou que seja quase líquido. Pelo sim, pelo não, o veterinário deve ser consultado sobre este tema logo na primeira consulta.

cachorrinhos 1

6 - Ele dorme muito?

Os cães bebés, assim como os bebés humanos, dormem bastante. Eles alternam períodos curtos de relativa atividade com longos períodos de sono. Isso é normal. O que NÃO É normal são cachorros permanentemente apáticos. Neste caso, leve-o ao veterinário.

7 - Porque é que ele treme tanto durante o sono?

Mais uma vez, os cães - tal como os humanos - sonham e durante os períodos de sonho podem mexer o corpo todo, como se estivessem a correr, a rosnar, a comer... enfim... a verdade é que eles sonham MESMO.
Outro motivo para o tremor é o frio. Certifique-se de que ele tem o seu espaço protegido do vento e do frio. Se achar que é por ter medo, consulte o veterinário.

8 - Acha que ele é um macho, mas não vê os testículos?

Normalmente os testículos 'descem' para a bolsa aos 3 ou 4 meses. A melhor coisa a fazer é pedir ao seu veterinário que faça um exame detalhado no seu cão, uma vez que, caso ele não tenha os dois testículos corretamente posicionados, é possível fazer um tratamento para que eles fiquem no lugar certo. Neste caso é importante que o veterinário realize um controle adequado, pois este testículo oculto poderá sofrer mudanças na sua formação podendo até tornar-se num tumor.

cachorrinhos 3
9 - Quando é que pode sair para passear com o seu amigo?

Só é recomendável sair à rua com o seu animal depois de ele ter recebido TODAS as doses das vacinas. Isto, porque só depois da última dose é que ele estará realmente protegido.

10 - Quando é que pode dar banho ao seu cachorrinho?

Os banhos só são recomendados depois de ele ter completado o ciclo das vacinas. Caso o seu cachorrinho esteja a cheirar menos bem, podem ser usados lenços humedecidos próprios para cães ou mesmo os de bebés. Saiba ainda que para cães com pelo longo, as escovagens frequentes são bastante eficazes.

Mais uma vez, os nossos parabéns!
É possível que esteja prestes a viver um grande amor, mas como em todas as relações há muito trabalho pela frente. Nada que não se resolva com amor, sentido de responsabilidade e muito boa vontade.

Texto adaptado do site: www.planetaanimal.pt