10 dicas para quem adotou um cão bebé! (Comportamento – Parte II)

Se na 1.ª parte do tema lhe apresentámos os principais cuidados básicos de saúde e bem-estar que devia ter em conta (Necessidades), está na hora de mostrar-lhe que existem também uma série de comportamentos que o seu novo amigo deve apreender o quanto antes, tais como melhorar o comportamento social e ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo.

3_miniature_bull_terrier

10 dicas para quem adotou um cão bebé! Comportamento - Parte II

1 – Qual a primeira coisa que devo ensinar ao meu cão?

Estas são os primeiros ensinamentos básicos, são muito importantes!
a) Você deve ensiná-lo que quem MANDA é você, o dono! Não tenha receio de repreender o seu cãozinho, mas atenção, repreender não significa ser cruel ou maltratar o animal;
b) Ensine-o a não saltar para cima das outras pessoas,
c) Ensine-o a não morder as pessoas durante as brincadeiras.

 

2 - O meu cão chora durante a noite. O que é que eu faço?

Lembre-se que, ao levar seu cãozinho para casa, você separou-o da mãe, dos irmãos e eventualmente dos humanos que ele conhecia. É natural, portanto, que ele se sinta abandonado durante a noite. O choro/uivo do seu cão durante a noite, é a forma instintiva que ele tem de chamar a sua família/matilha para o aconchegar. No entanto, se de cada vez que ele chorar você aparecer, ainda que seja para o repreender, você vai estar a ensinar-lhe que ao chorar as coisas resolvem-se e ele recebe o prémio que queria: a sua presença. Portanto, a principal medida a tomar é ter paciência e não ceder aos choros/uivos do cão. O ideal seria que ele jamais se sentisse abandonado. Por isso dê-lhe todo o seu amor e se puder, mantenha-o consigo ou pelo menos pertinho de si, durante a noite.
Não deixe de ler os nossos 2 artigos também sobre este tema:
» Sozinho em casa – Parte I
» Sozinho em casa – Parte II

 

3 - Tente prevenir o problema dele se sentir sozinho:

– no dia em que receber o seu cãozinho use uma peça de roupa velha que possa ser doada ao cão. Passe o dia com ela e, quando receber o seu cão deixe-lhe essa peça de roupa sua. Como ele já começa a conhecer o seu cheiro, e a peça em questão está impregnada de um odor que ele conhece, ele sentir-se-á mais seguro e assim a tendência é que ele não chore ou choramingue tanto.
– Opte por alimentá-lo perto da hora de ir dormir e, antes da comida, brinque bastante com ele, deixando-o bastante cansando...
– Coloque os brinquedos e as distrações dele na caminha, existem brinquedos de peluche que simulam outro cãozinho.

 

4 - Ele ainda não aprendeu a fazer as suas necessidades no lugar. Como ensiná-lo?

Os cães só adquirem o controlo pleno do cocó e do xixi aos 3 ou 4 meses de idade. Alguns cachorrinhos podem demorar 6 meses.

Leia aqui mais informação sobre este assunto - "Xixi e cocó no lugar certo!"

adestra-1024

5 - O meu cão adora morder tudo. Isso é sinal de agressividade?

O filhote precisa de limites muito claros e a primeira coisa que ele deve aprender é o valor da palavra NÃO.
Por isso, sempre que ele demonstrar qualquer comportamento que você não queira que ele repita, é importante repreendê-lo. Como? Se ele começar a morder, interrompa-o, afaste-o de si e diga, seriamente NÃO! Faça isso quantas vezes forem necessárias e quando ele obedecer, faça-lhe festas, elogie-o, etc.

 

6 - O meu cão escava o jardim e come as plantas... o que é que eu faço para impedir que isto aconteça?

Em primeiro lugar é preciso conseguir surpreendê-lo na hora H para o repreender, isto porque os cães não conseguem entender repreensões dadas 10 minutos depois da asneira feita.
Outra sugestão é a de usar um repelente com um cheiro desagradável aos cães (mas que não incomoda os humanos) e que deve ser aplicado onde ele costuma escavar! Há repelentes próprios para exterior e interior, os de interior deverão ser usados em vasos dentro de casa.
Há ainda uma alternativa naturista mas que não é para todos os estômagos: dilua o cocó do seu cão em água e espalhe essa mistela no sítio que ele escavou. É muito provável que ele não volte a escavar neste local.

 

7 - O meu cão puxa as roupas do estendal, como ensiná-lo a não fazer isto?

A grande maioria dos cãezinhos faz isto. Uma ideia passa por desmotivá-lo com recurso a um truque.
Arranje um pano velho ou tecido que tenha tamanho suficiente para que ele possa puxá-lo da corda, e amarre-lhe uma linha onde você irá prender algumas latas vazias. Ponha o pano no estendal, de forma que quando ele ao puxar as latas caiam e façam um grande barulho. O seu cachorro irá apanhar um pequeno susto e talvez assim ele pare de puxar as suas roupas com medo daquele “estrondo".

 

8 - O meu cão ladra sem parar quando está sozinho. Quando é que ele vai aprender a ficar sozinho e tranquilo?

Os cães são animais sociais e não gostam mesmo nada de ficar sozinhos. Eles até aguentam algumas horas, mas é preciso uma grande dose de atenção e carinho. Este é um problema muito parecido ao chorar durante a noite, por isso recomendamos que também leia os textos sugeridos:
» Sozinho em casa – Parte I
» Sozinho em casa – Parte II

 

9 - Já tenho um cão adulto e agora adotei um cachorrinho. O que posso fazer para que o mais velho aceite o novo companheiro?

Para que o cão mais velho aceite o novo animal da casa, é fundamental que a hierarquia entre eles seja respeitada pelos donos. O mais importante neste caso é não tratar o novo animal como um “coitadinho” a ser protegido. Apenas deve ser protegido se houver algum tipo de agressividade. O cão mais antigo terá tendência para ser o líder da casa com direito a um tratamento especial pelos donos. Convém lembrar que nas matilhas, uma das funções do líder é exatamente a de educar os filhotes mais pequenos.
O papel do dono/humano é respeitar e até mesmo reforçar esta hierarquia de várias maneiras:
- o cão líder (mais velho) deve ser cumprimentado em primeiro lugar quando você chega a casa;
- na hora de lhes dar comida, dê primeiro ao líder e só depois ao filhote

» Ainda a propósito deste assunto, leia aqui o artigo: “Como melhorar a relação entre 2 cães!” (clique para ler)

cao-bebe

10 - Como posso treinar ainda melhor o meu cão?

Se quer melhorar ainda mais o comportamento do seu cão, deve procurar um treinador ou veterinário especializado. Um especialista em comportamento animal poderá ser de grande ajuda na correção de problemas patológicos. Um treinador será de grande ajuda no ensino de comandos básicos.
Por fim, queremos apenas lembrar que o ensino do seu cão deve ser uma tarefa educativa mas também uma fonte de amizade e diversão, pois é com estas interacções que se vivem alguns dos momentos mais intensos e afetuosos com os animais. Por isso, dedique-se e aproveite!

Texto adaptado dos sites: www.dogtimes.com.br e planetaanimal.pt