Sabe qual é a segunda praia de Portugal que permite a circulação de cães?

Vamos à praia?

Depois de Peniche, é no concelho de Viana do Castelo que passamos a ter mais uma praia que permite a permanência e circulação de cães, na praia do Coral.

Será a 15 de Junho que vai ser inaugurada a segunda praia pensada para cães em Portugal, e no dia da inauguração serão distribuídos folhetos informativos, designados “Quatro Patas“, com todas as regras de segurança que se exigem para este tipo de locais.

Agora nestas duas praias os cães podem usufruir da praia e os seus donos vão poder relaxar, sem medo de multas e coimas, desde que cumpram as normas legais, tais como a obrigatoriedade de os cães estarem registados, usarem trela e, no caso de raças consideradas perigosas, açaime.

A primeira praia do país projetada para a permanência e circulação de cães foi inaugurada em Peniche, em Agosto de 2016. O espaço escolhido foi a praia do Porto da Areia Norte, uma área com cerca de 80 metros de extensão, na marginal que leva ao Cabo Carvoeiro, e onde a autarquia investiu “cerca de 2500 euros em dispensadores de sacos (para recolha de dejetos), na colocação de sinalética e na afixação de editais com as regras de funcionamento”.

A legislação portuguesa, proíbe a permanência de cães nas praias concessionadas, durante a época balnear, sendo que os infratores poderão ser multados. No entanto, por princípio, as multas só são passadas se os donos dos animais não seguirem as instruções das autoridades que controlam estes comportamentos e que, por norma, emitem um aviso, antes de passar para a coima.

Importante! »

Nas praias não concessionadas, a menos que haja sinalização da câmara municipal ou autoridade marítima com indicação em contrário, a permanência e circulação dos animais é permitida !!

Quem gosta dos seus animais, não pode deixar de sorrir ao saber que já começam a existir praias onde os nossos patudos são muito bem vindos!
Agora, resta a questão: e nos restantes concelhos? Para quando a extensão destas iniciativas a outras praias do nosso país?

 

Saiba mais sobre este tema nos links abaixo:
Deco Proteste
Espaço Noa

 

Recommended Posts