Como saber se meu cão está a passar frio?

Algumas pessoas perguntam-nos se os seus animais sentem frio, dor e calor, assim como nós humanos. Pois ter consciência disso é muito importante para cuidar da saúde do seu amiguinho de 4 patas!

Quer saber se o seu cão ou gato sente frio?

Sim! Os animais sentem frio, calor e dor.

Assim como todos os mamíferos de sangue quente, os cães sentem as temperaturas assim como nós, de forma semelhante em vários aspectos.

No entanto, os cães possuem alguns recursos no seu corpo e organismo que os tornam mais preparados para encarar as temperaturas baixas.

Os cães de maior porte costumam ter uma camada de gordura junto à pele que os fazem mais tolerantes ao frio, assim como os cães de pelo longo e denso, como o Husky, Golden e São Bernardo.

Com a chegada do frio, é extremamente importante  preparar o ambiente também para seu amigo de 4 patas.

 

Como proteger o meu animal do frio?

Prepare a zona onde o seu cão fica em casa e onde ele dorme, seguindo estas dicas:

  • Ofereça-lhes um tapete ou uma caminha quentinha para que eles se possam deitar e aconchegar;
  • Disponibilize um espaço coberto e fechado para que eles não fiquem ao relento, principalmente à noite;
  • Coloque a casinha do seu animal num local coberto e fechado, ou pelo menos com a área da porta da casinha protegida do frio e do relento;
  • Ofereça panos e se possível, cobertores para que o seu cão monte o “ninho” da forma que for mais confortável para ele se manter aquecido;

É muito importante cuidar bem de seu animal nestes dias de temperaturas baixas, pois ele pode ficar bastante doente.

 

Como saber se meu cão não está a passar frio?

Se você já tomou as medidas necessárias para que o seu cão não passe frio mas percebe que ele ainda não está à vontade com as baixas temperaturas, há duas formas de conferir se ele está bem, como se fossem “termómetros”.

Segure nas orelhas do seu cão, se estiverem frias, ele está com frio! Outra forma é sentir a ponta do focinho… naturalmente, o focinho deve estar húmido e levemente frio. Se estiver gelado, ele está com frio!

Proteja o seu animal com mais atenção e carinho durante este frio! Se você gosta de dormir abraçadinho a ele, aproveite os dias frios e tenha uma ótima companhia quentinha!

 

Veja MAIS DICAS AQUI! 

ELES TAMBÉM SOFREM COM O FRIO. AJUDE-OS!

 

Recent Posts