Com uma nova vacina, a alergia a gatos pode ter os dias contados

As alergias a gatos são bastante difundidas em humanos e variam de constipações incómodas a cuidados médicos de emergência. As pessoas que sabem que são alérgicas a gatos evitam os felinos ou tomam anti-histamínicos.

A vacina

A vacina não é para seres humanos, mas para os gatos. Tem como alvo as “proteínas Fel d 1, que é a principal das cinco substâncias alergénicas que os gatos produzem”. A substância é produzida na saliva do gato e nas glândulas sebáceas, embora não tenhamos certeza de qual é a sua função. Cerca de 10% da população ocidental é alérgica a essa proteína específica.

De acordo com o artigo publicado em julho na revista especializada The Journal of Allergy and Clinical Immunology, os investigadores que trabalham para e com a empresa HypoPet testaram com sucesso essa vacina em 54 gatos diferentes ao longo de quatro estudos diferentes. A equipa relatou, em comunicado, que a vacina foi eficaz na redução de Fel d 1 nos gatos tratados, foi bem tolerado pelos gatos e não teve efeitos tóxicos evidentes.

As alergias a gatos são uma das principais causas de abandono do gato de estimação.

Recent Posts