Adote um Animal Adulto

A chegada de um animal de estimação nas nossas vidas é fonte de muita alegria e prazer.

Se já adotou algum animal bebé já sabe que pode ser uma experiência divertida, mas há também muitas alegrias ao adotar um animal adulto. Embora a relação possa ser mais curta no tempo, a qualidade desta amizade poderá ser tão ou mais profunda do que aquela que desenvolvemos com animal jovem.

Saiba e divulgue algumas das razões para adotar um animal adulto.

tumblr_static_2048

Algumas razões para adotar um cão adulto:

  1. Um cão adulto já está treinado para não fazer as necessidades dentro de casa.
  2. O cão adulto já aprendeu muito bem o que significa a palavra “Não!” e está mais disposto a obedecê-la.
  3. Um cão adulto já não é tão curioso como um cão jovem, é mais calmo e aprende com mais facilidade.
  4. É menos provável encontrar as suas coisas destruídas… um cão mais velho tem já a sua dentição formada e não tem tanta vontade de roer os seus móveis e roupas favoritas.
  5. O cão adulto encontra com mais facilidade o seu lugar dentro da “matilha”, porque ele já aprendeu a hierarquia, e o que é necessário para se entrosar dentro da família existente.
  6. O cão adulto é um cão que rapidamente constrói uma relação de lealdade e amor pelo seu dono. Por ser mais velho, sente-se mais grato pelo abrigo e cuidados que recebe. Sobretudo os cães que foram resgatados das ruas ou de canis.
  7. É mais fácil conhecer o temperamento do animal que adota, e escolher de acordo com as suas necessidades e gostos pessoais. E embora o possa encontrar assustado ou triste, uma vez que a sua personalidade já esta formada, não vai ter muitas surpresas com mudanças de caráter.
  8. O cão adulto é um parceiro instantâneo, pronto para fazer programas como passeios, viagens, ou longas sestas na frente da tv, pois já aprendeu as boas maneiras e obedece com mais facilidade do que cão bebé.
  9. O cão adulto permite que você tenha mais tempo para si mesmo porque ele não exige a atenção, a energia e a supervisão que um cão bebé necessita.
  10. O cão adulto permite que você desfrute de uma boa noite de sono, está mais acostumado com os horários e hábitos humanos, tem uma bexiga mais treinada e, normalmente, não precisa ser alimentado, passeado e entretido a meio da noite. O cão adulto também adora longas sestas e é capaz de, se acomodado confortavelmente, esperar tranquilo pela hora do passeio.

 

woman-dog

Vantagens em adotar um gato adulto:

  1. Gatos adultos já possuem a personalidade moldada. Quando se adota um gato bebé, não se tem a certeza de como será a personalidade do seu novo amigo. Até ao primeiro ano de vida, o gato está em pleno desenvolvimento e a sua personalidade ainda está a ser moldada, enquanto que um gato mais idoso já possui uma personalidade formada, o que facilita o relacionamento com o seu dono.
  2. Felinos mais velhos são mais calmos e destroem menos, ao contrário dos gatos filhotes que são bastante ativos e curiosos, os felinos mais adultos costumam possuir um comportamento mais calmo. Mas calmo não representa parado! Um felino, por norma, aprecia quase sempre uma boa brincadeira.
  3. Gatos adultos costumam estar treinados e já compreendem alguns hábitos como não arranhar o sofá, afiar as garras em determinados objetos e como utilizar a caixa de areia.
  4. Os gatos adultos apreciam uma boa soneca. Por não serem tão ativos quanto as crias, os gatos mais velhos costumam apreciar longas horas a dormir, “relaxar” e ”namorar” com os seus donos.
  5. Apesar de mais velhos, tenha em conta que os gatos adultos ainda viverão por bastante tempo. De acordo com um levantamento feito pela Associação Americana de Felinos, os gatos podem ser considerados seniores a partir dos 11 aos 14 anos e só são idosos quando passam dos 15 anos. Portanto, os felinos maduros ainda vivem bastantes anos.
  6. Apesar de ser natural que os animais mais velhos necessitem de visitas assíduas ao veterinário para acompanhar o seu estado de saúde, um gato idoso poderá já estar esterilizado e vacinado antes de ser adotado e assim não necessitará de todas as vacinas que um gato jovem precisa.
  7. Você pode salvar uma vida! Normalmente os animais mais idosos são os que sofrem maiores índices de rejeição entre os humanos. Isto porque a maior parte dos donos prefere adotar um filhote do que adotar um animal mais velho que já possua personalidade formada. Mas ainda assim, o dono que adotar um animal idoso será recompensado com um animal de personalidade que se enquadre com sua rotina, além de ter a gratidão sincera e eterna do animal.

 

Recommended Posts