6 Truques para Treinar o seu Cão com sucesso!

Não há nada tão amoroso do que um cachorro recém-chegado… a casa ganha outra alegria e você tem mais um motivo para se sentir feliz e também para se divertir! Porém, nem tudo são rosas nas primeiras semanas com um cachorro que, por achar que tudo é brincadeira, não leva nada a sério. Muna-se destas dicas – experimentando uma ou todas – para treinar o seu cachorro, com sucesso, logo desde o primeiro dia.

 

1. Começar já!

É de pequenino que se torce o pepino… não é verdade? E no que toca aos cachorros isso é fundamental. Por exemplo, embora deixe o cachorro andar ou dormir no sofá porque “coitadinho, ele é tão pequenino e fofinho”, se este é um comportamento que não vai tolerar no futuro, nunca o deve permitir, mesmo nesta fase de cachorro. Deve sim, começar a estabelecer regras e limites a partir dos primeiros dias em sua casa… só assim conseguirá treinar eficazmente o seu pequeno cachorro e futuro cão adulto.

 

cães labrador

2. Paciência e disponibilidade

Treinar um cachorro com sucesso é uma receita que requer dois ingredientes principais: paciência e disponibilidade. Um cachorro presta maior atenção e responde melhor a um dono que se mantenha calmo, ao contrário de um que esteja constantemente a gritar. O mais certo é que os gritos e as sapatadas não só agitam e/ou descontrolam o cachorro, como o podem assustar – não se esqueça que o cachorro é um bebé, está a aprender e precisa da sua ajuda para ser bem-sucedido.

3. Elogios e recompensas

Estas duas coisas devem andar de mãos dadas no que toca a treinar um cachorro eficazmente. Sempre que a sua pequena bola de pelo fizer algo benfeito e/ou alguma coisa que lhe pediu, deve elogiá-lo, fazer-lhe uma festinha na cabeça e oferecer-lhe uma pequena guloseima (de preferência, saudável!). Para além de responder melhor aos estímulos positivos, em detrimento dos estímulos negativos, os cachorros vão lembrar-se daquilo que acontece quando se portam bem e, por isso mesmo, vão repetir esse comportamento.

4. Trocar-lhe as voltas

Um cachorro só sabe que aquilo que está a fazer é errado quando os donos lhe chamarem a atenção, por isso, em vez de dar uma sapatada ou um grito ao cão quando o encontrarem a roer a almofada do sofá, diga “NÃO” numa voz firme, retirem a almofada e substitua-a por um dos seus brinquedos. Quando o cachorro começar a roer o seu brinquedo, dê-lhe um elogio… em breve já não terá de trocar as voltas ao seu cão, ele vai perceber sozinho!

5. Ignorar também funciona

Os cachorros não querem muito mais para além de alimentação, brincadeira e, claro, toda a atenção do mundo por parte dos seus donos, por isso, se esta deixar de existir, eles vão prestar atenção. Se o cão fizer algo que não devia, não grite, não se chateie, não faça nada – simplesmente afaste-se e ignore o cachorro. Ele vai rapidamente compreender que o seu comportamento não foi, nem é, aceitável.

6. Seja consistente

Para que qualquer uma das dicas acima mencionadas possa funcionar plenamente precisa de ser, enquanto dono de um cachorro, extremamente consistente! Porquê? Porque se não for consistente, o seu cachorro vai sentir-se confuso relativamente ao que é bom e mau, relativamente ao que é permitido e ao que não é permitido. Porque só assim é que um pequeno e ingénuo cachorro se tornará num cão inteligente e bem treinado. Não se admire, por isso, se ao primeiro deslize da sua parte, o pequeno cachorro aproveite para fazer asneiras ou outras coisas irritantes! Boa sorte…

Recommended Posts