12 factos sobre a alimentação dos nossos animais de companhia

 

A alimentação de um animal de estimação é sempre um fator de preocupação de quem lhes quer bem. A saúde é importante, e existem regras e cuidados que deve conhecer!

 

12 factos sobre a alimentação dos nossos animais de companhia

1 – Acredite, os gatos e os cães, ao contrário de nós humanos, não sofrem de monotonia alimentar. Mas atenção, isto só acontece, se a alimentação for completa, equilibrada e de qualidade. Cada animal deve ter a sua dieta alimentar, adequada à idade, à raça e aos nutrientes que precisa. Há várias opções no mercado.

2 – Devem ter horários fixos e água com fartura. E nada de restos na tigela.

3 – Não dê os restos da sua comida ao seu animal, ele pode ficar doente. Se a nossa alimentação nem sempre é a mais adequada à nossa saúde, imagine para o seu animal… Um gato, por exemplo, não precisa da quantidade de sal e de condimentos que colocamos na nossa comida.

4 – Não dê ossos ao seu cão. Podem soltar lascas e magoar a boca e garganta do animal, a menos que tenham sido comprados especificamente para isso.

5 – Os alimentos dos animais devem ter um elevado teor de proteína para evitar a perda de massa muscular. Devem ser ricos em minerais, vitaminas e fibras.

6 – Se quiser cozinhar para o seu animal, pode preparar carne de vaca picada, cozer peixe e arroz, tudo sem sal, e ainda juntar arroz e legumes. Alguns animais preferem que apresente este petisco em forma de papa.

7 – Os horários devem ser fixos, não deve haver grandes oscilações. Um cão que coma às mesmas horas fica menos ansioso. Alimentar-se no mesmo local e no mesmo recipiente cria rotinas alimentares.

8 – Água limpa e fresca sempre à disposição e em qualquer lugar. Os animais precisam muito de água para não ficarem desidratados. Se sair de casa, leve água para o seu animal, sobretudo nos dias de calor.

9 – Cerca de 50% dos animais de companhia têm excesso de peso ou até mesmo obesidade. Um indicador de comida a mais na tigela. Está provado que um animal que consiga manter o peso ideal pode ganhar mais dois anos de vida.

10 – Muitas da doenças dos animais podem estar relacionadas com a alimentação.

11 – Tem um peixe? Perceba a comida mais adequada às suas características, alimente-o uma ou duas vezes ao dia. Se a água do aquário está suja é porque precisa de mudá-la mais do que uma vez por semana. É também sinal que está a dar comida a mais.

12 – Alguns alimentos como o chocolate, por exemplo, são venenosos para o seu cão! Informe-se de todos os alimentos que lhe fazem mal!

 

Talvez queira ler!

22 ALIMENTOS PREJUDICIAIS AOS CÃES

COMO MUDAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU GATO

 

 

Recent Posts